Loading...

Requalificação na Rota do Românico

"A Rota do Românico está a encetar uma nova fase de requalificação dos monumentos.

Ponte de Espindo - Imagem daqui.

As ações a desenvolver têm como objetivo a conservação e salvaguarda do património edificado, incluindo o património móvel e intangível que lhe está intrinsecamente ligado, bem como a valorização das envolventes aos monumentos e a implementação de equipamentos de acolhimento e informação aos visitantes e turistas da Rota do Românico.
O investimento ascende a um montante de 700 mil euros, correspondendo à primeira fase do projeto, e contempla ações de reabilitação em monumentos dos concelhos de Felgueiras, Lousada, Paredes e Penafiel.
(...)
A conservação e requalificação deste património insere-se na Estratégia de Eficiência Coletiva da Rota do Românico, aprovada no âmbito do PROVERE - Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos, uma iniciativa financiada pelo QREN e que tem como objetivo a valorização económica de recursos distintivos dos territórios."
(...) Notícia na integra, clicando aqui.


A Ponte de Espindo, em Lousada é a primeira a sofrer intervenção com vista à sua conservação e valorização. Segue-se a Ponte de Vilela.

Deixo-lhe um vídeo que fala da história e dos monumentos da rota, assim como das suas gentes.
E que tal ir dar um giro até lá, nas férias?
Conheça as várias propostas, para 4, 2 e 1 dia, ou crie a sua própria rota, com o software disponibilizado no site oficial, clicando aqui.


"Uma Rota fundada nas memórias do Românico, que convida a uma viagem inspiradora a lugares com história, junto de singulares conjuntos monásticos, igrejas, memoriais, pontes e torres senhoriais, amadurecida em terra forjada de verde, repleta de saberes e sabores a região do Vale do Sousa."

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...