Loading...

Alvarelhos, o Castro e o seu projecto

Vamos conhecer um pouco mais do Castro de Alvarelhos? Como se encontra o seu processo de valorização e requalificação?
A reportagem abaixo foi filmada no ano passado, aquando das comemorações do centenário da sua classificação como Monumento Nacional (1910).


Vamos um pouco mais atrás na história do projecto de requalificação e valorização, transcrevendo o Jornal da Trofa, em 2008:
(...)
"Foi realizado aqui um trabalho científico, em simultâneo foram consolidadas e recuperadas e até restauradas um conjunto de estruturas ou ruínas, na minha opinião um trabalho meritório, feito até por uma empresa de construção da Trofa, que nos ajuda a perceber o modo de viver na altura, explicou o vereador.
(...)
Depois concluída a fase de requalificação, de acordo com António Pontes, a autarquia passa agora para a última fase de intervenção no Castro: Vamos definir espaços e corredores de visita aqui ao Castro, para que quem venha cá fazer uma visita possa perceber por onde se tem de deslocar e mesmo não tendo uma pessoa a explicar, possa perceber exactamente o que está a ver e de uma forma autónoma fazer o percurso em segurança."



Da nossa visita ao local encontramos o sítio, como se pode ver pelas fotografias, aqui, em boas condições, bem tratado, com as estruturas bem visíveis, alvo de restauro e salvaguarda.

Ainda que nos possamos sentir intimidados por este sinal, à entrada.

Encontra-se muito pouca vegetação rasteira e sem factores que possam contribuir, pelo menos aparentemente, para a sua degradação.
Os espaços e corredores de visita já se encontram definidos. Já existem suportes para a colocação de mapas ou reconstituições e informação para o visitante. Só os suportes, ainda vazios. 
Ainda não encontramos sinalização da sua existência, para ainda que seja para despertar a curiosidade de quem passa. A estrada de acesso deixa muito que desejar também.

Mas, não parece, de todo, um sítio abandonado pelas suas gentes... mas sim um local onde podemos levar a família numa viagem no tempo. Parabéns aos Trofenses e às pessoas que valorizam o seu património... um concelho ainda tão jovem, a criar raízes, pela sua História!

Ainda o Jornal da Trofa, à data das comemorações do centenário da classificação como monumento Nacional:
(...)
Entre os projectos para a dinamização do monumento destacam-se o de salvaguarda arqueológica e o projecto de dinamização, no qual se inclui o lançamento do já conhecido Vinho Castro. No entanto, espera-se o financiamento para concluí-los."
(...) Ver aqui.

Está em expectativa a continuação das escavações arqueológicas...
Achei curioso o facto de a exposição, que já não se encontra patente, versar sobre:
"Património Natural e Cultural: um Mapa da História e da Biodiversidade" 
Gostava de ter visto. Para quando nova exposição? Permanente?

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...