Loading...

Necropole de São Gens

<< "O potencial arqueológico da zona onde se implanta a necrópole de São Gens permanece por conhecer de forma efectiva. Ao que tudo indica, a área de dispersão de materiais estende-se por aproximadamente 300m2, ocupando o núcleo central uma planície na confluência da ribeira dos Tamanhos com o rio Mondego." (...)



"A necrópole objecto de classificação é constituída por 46 sepulturas escavadas na rocha (número identificado nesta data, mas que pode vir a aumentar), das quais vinte e três são antropomórficas.
Este número impressiona pelo contraste com os 22 enterramentos identificados em 1979 por Adriano Vasco RODRIGUES, 1992, 2ªed., p.32. (...) Este autor, trabalhando com um universo bem mais reduzido, identificou quatro tipologias distintas, que relacionou com uma pretensa evolução cronológica.


Assim, as mais antigas, e ainda conotadas com práticas de inumação romanas, seriam as de tipologia de "banheira", evoluindo progressivamente para as antropomórficas, que situou em pleno século XII, já no período românico e num momento em que a região era objecto de intenso povoamento.



O primeiro momento da necrópole teria ocorrido, por sua vez, aquando da instalação visigoda (IDEM, pp.32-34)." (...)




"Quer a necrópole, que é reconhecidamente uma das mais extensas de toda a região centro do país, quer os vestígios de habitat nas imediações, onde se identificou um turcularium, ou lagar, permanecem por estudar de forma sistemática e programada." >>
Fotografia por AC

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...