Loading...

O Castelo da Silvã

Assim regista José Leite de Vasconcellos o Castelo da Silvã. (OAP- Coisas velhas,1919).
Localiza-se na freguesia de Silvã de Cima, concelho de Sátão. Há noventa anos ainda era possível ver parte da parede frontal:




Olhando para o que resta acima do solo, é indubitavelmente de estilo românico, com uma técnica construtiva aproximada, por exemplo, à entrada lateral da Capela de S. Miguel do Castelo, em Guimarães, entre muitos outros.
Hoje ela encontra-se como se pode ver na imagem seguinte:



Comparando os dois registos, o primeiro em 1919 e o segundo em 2009, dá vontade de ir mais atrás: 3 séculos, 5 séculos, 7 séculos? Imaginar como foi perecendo esta torre medieval, aos poucos...
Ainda assim, tendo em conta este último século, mais conturbado e cheio de acção sobre o meio ambiente e a paisagem, ainda se impõe, chamando a atenção de quem passa!

Há materiais à superfície e muita documentação para consultar.

Atrás da porta em ruínas, a cerca de 30 metros, isolada, está esta peculiar casa de telhado negro, restaurada recentemente.


Quando eu era miuda diziam que era assombrada; e de facto metia medo... caía aos pedaços e tinha janelas sombrias.
No seu quintal manteve-se 1 pequena mesinha, próxima a uma parreira. Um peso de lagar (talvez romano) serve o propósito. Seria dali? Não há vestigios de assentamento romano nas imediações.

A fachada da casa é rematada com um pequeno pano de muralha com ameias, cujo telhado negro feito de lascas de ardósia acaba no interior da fortaleza.




Há muito provavelmente um hiato de tempo grande entre a ocupação de uma estrutura e da outra. A informação é esparsa. Seria muito interessante aprofundar.
Será uma tentativa de recriação do remate da torre ja desaparecida? Uma recriação do que já havia sido a habitação do senhor? Muito mais se terá passado.
Mas não deixa de ser algo que dispõe do imaginário colectivo, testemunho de uma memória, que se manteve viva.

2 comentários:

PPN disse...

Isto merecia ser classificado como imóvel de interesse municipal.

Rafael Carvalho disse...

Cheguei a este blogue via "Está de Velho".
As fotografias do album Picasa são muito interessantes!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...