<<"Lançado novo portal da cultura, inovador e interactivo"
08.09.2009 - 18h03 PÚBLICO, Simão Martins
Foi lançado um novo portal de cultura online, o culturaonline.pt. O site apresenta-se como “um conceito inovador no panorama nacional”, uma rede social participada pelo Ministério da Cultura. Em comunicado, o ministério afirma que se trata de uma “lógica de revelação inovadora e interactiva que potencie, de forma efectiva, a adesão e a vivência da cultura por uma comunidade vasta e coesa”. Este novo portal de cultura, que representou um investimento de 700 mil euros, “pretende assumir-se como motor para a mudança de paradigma da divulgação cultural em Portugal”. Entre os objectivos, destacam-se o da promoção de visita aos espaços e infra-estruturas culturais, através de conteúdos digitais tridimensionais com divulgação on-line gratuita (...)>>
Leia a Notícia Publico online, na totalidade,
aquiDispõe de serviço educativo e dedica-se, entre outros, à divulgação do património português no mundo, da língua e tradições e um inovador espaço para as crianças comentarem e participarem em jogos e enviarem desenhos, por exemplo.
Tem um arquivo virtual de exposições. De futuro será possível pesquisar por áreas de interesse (Arqueologia, História Natural, Paleontologia, Património Industrial, Cerâmica, Etnografia, Fotografia entre muitos outros) e planear uma visita em casa.
O site é (ainda?) um pouco lento. Encontramos uma base de dados onde são ainda ínfimos os registos entrados. Nos conteúdos podiam apostar mais em imagem, o texto é muito extenso, técnico e difícil de ler.
No entanto é possível ficar a saber mais de muitos museus e monumentos, inclusive fazer visita virtual em 3 dimensões.
Na imagem anterior, mosteiro de Santa Clara-a-Velha e na seguinte Museu Grão Vasco
Fica a promessa de actualização em permanência e a possibilidade de ser a comunidade a construir e promover este espaço.
"Este paradigma comunicacional, inédito no panorama cultural português, assenta na partilha de recursos e experiências entre utilizadores do portal, os quais para além de beneficiarem de uma aplicação que se adapta especificamente ao seu perfil, podem contribuir para a disponibilização de rotas e roteiros culturais, sugestões de visitas e comentários a actividades."
Mais em http://www.culturaonline.pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário