Loading...

Programa Geral das Jornadas Europeias do Património 2009 e o exemplo do Ecomuseu de Rates

Nos próximos dias 25, 26 e 27 de Setembro celebram-se, em Portugal, as Jornadas Europeias do Património, este ano sob o tema VI®VER o PATRIMÓNIO, promovidas pelo IGESPAR.
Podemos consultar o programa, num índice de localidades, que aceitaram o convite, de Norte a Sul do país.


O que são as Jornadas Europeias do Património?


"A ideia base da iniciativa é promover o acesso aos monumentos e sítios, convidando à participação activa na descoberta de uma herança cultural comum, implicando o envolvimento dos cidadãos europeus com o património cultural. Os objectivos principais são reforçar os sentimentos de identidade cultural, de memória colectiva e de afirmação de um património comum cuja riqueza reside na sua diversidade. As Jornadas Europeias do Património representam, por isso, uma celebração da solidariedade internacional, do diálogo e da diversidade culturais, constituindo momentos de reapropriação dos vestígios culturais do passado."



Deixo-vos um exemplo retirado do programa, congratulando a Povoa de Varzim, por propor actividades que muito promovem a diversidade do património cultural (estação arqueológica, igreja românica, paisagem rural, moinhos de água e vento, caminho de peregrinação a Santiago de Compostela, cultura do linho, pão e vinho) , e que são pautadas pela aproximação com o património natural e a biodiversidade.






Convido-vos a procurar o programa da localidade, de A a Z, que melhor vos aprouver aqui.



Aproveito o ensejo para dar a conhecer o portal do IGESPAR, que já se encontra em funcionamento.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...