Loading...

Moinhos de Portugal

Apresento-vos mais um actor local, que mostrou interesse em ser um aGente do Património, movido pela paixão dos moinhos, azenhas, ou mais especificamente a Molinologia. Obrigada pela confiança!
Uma página que envolve, também ela, diversos actores locais, apelando à participação e colaboração das pessoas e que assume o muy nobre propósito, que faz todo o sentido aqui no lugar da sustentabilidade:

"... estas construções podem ser verdadeiros monumentos que só por si são testemunhas de um modo de vida e de um mundo que se está a extinguir. À que os dar a conhecer e apelar à sua valorização, antes que eles desapareçam num monte de ruínas e com isso alguns trechos da nossa memória colectiva sejam irremediavelmente perdidos..."



Reza assim:

"Uma menção especial a este exemplar que se encontra na aldeia de Janeiro de Baixo, concelho da Pampilhosa da Serra. Trata-se de uma azenha temporária, escavada na rocha das margens do rio Zêzere. Muito provavelmente será caso único, ou no mínimo muito raro, que merece o nosso destaque e atenção. Quando foi fotografada (Agosto 2001), encontrava-se em bom estado de conservação e ainda tinha moído durante o último Inverno. Existia algum interesse nas populações em preservar e valorizar este património. Esperemos que assim seja e que este verdadeiro monumento possa continuar a ser admirado por todos. "

Este e muito mais Património Molinológico em: http://moinhosdeportugal.no.sapo.pt/index.html

Quer aproveitar e divulgar os seus trabalhos, as suas pesquisas? Quer partilhar as suas impressões sobre o vasto património que temos? Partilhar o seu olhar, as fotografias que deixaram saudade? Quer ser aGente do Património e trazer valor ao nosso património sustentável?
Contacte pelo email: patrimonio.sustentavel@yahoo.com

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...