Deixo-vos pequenos extractos de um trabalho que elaborei, em 2007, no âmbito da minha especialização em Desenvolvimento Sustentável e Agenda 21 Local.
PLANO DE ACÇÃO - POR UM FUTURO SUSTENTÁVEL
"Metodologia
Procura estabelecer pontes com outras disciplinas e encontra familiaridades com outras áreas técnicas como é o caso da Geografia, Ordenamento do Território, Arqueologia, Arquitectura, Antropologia, Sociologia, Museologia, Arqueologia Industrial, Ambiente, Acção Social. A sua transversalidade é estratégica, uma vez que ao preencher os interstícios dos planos de ordenamento já executados, ajuda à agilização, colmata e completa com as diversas componentes que fazem parte de uma Agenda 21 (Ambiente, Economia e Coesão social). Por isso trata-se de um sub-eixo que é transversal a outros eixos e sub-eixos do Plano de Acção.
(...)
"Denominação: Percurso Rural
Freguesia: Ramalde
Concelho: Porto
Tipologia: Percurso pedestre e espaço verde público.
Objectivos gerais: Cria um corredor verde que se propõe a espaço de convívio público ao mesmo tempo que reabilita a degradação urbana na zona, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos Portuenses. Cria parte do equipamento necessário para combater as deficiências de espaços verdes de lazer apresentadas no diagnóstico (Secção 08).
Objectivos específicos: Fazer a ligação entre a o Parque da Prelada e a Quinta do Viso.
Factores que justificam o projecto:
O projecto 2 propõe um percurso pedestre de carácter eminentemente rural em articulação com caminhos rurais de beleza característica da região. Este liga a Quinta do Rio com a Quinta da Prelada, enquadrado nas medidas de execução da UOPG 4. É um elemento estruturante e faz também a ponte do Projecto 1 (UOPG 5) com o Projecto 3.
Prioridade: Alta/Média
(...)
Prioridade: Alta/Média
(...)
É extraordinário como ainda encontramos tanta ruralidade, em plena cidade do Porto!
Sem comentários:
Enviar um comentário