Loading...

quadrúpede fantástico


Porta lateral da Igreja de Santa Maria da Porta - Melgaço.


Igreja no Interior do antigo núcleo medieval de Melgaço, "circundado pela cerca, erguida junto de uma das portas."
Porta românica, possivelmente do século XII. É um "quadrúpede fantástico" segundo nos reza a antiga DGEMN, com site ainda activo apesar da fusão com o IGESPAR.

 Um ser irreal, que serviria para assustar outros seres, talvez seus iguais, para dissuadi-los de entrarem na casa do Senhor, onde o espaço era sagrado e seguro.

4 comentários:

João Pedro disse...

Isto é interessante. Não sabia da existência destas imagens em igrejas católicas. Pergunto se estas imagens algo mitológicas aparecem aqui por se tratarem de igrejas muito antigas ou porque são de sítios sagrados consagrados a outras religiões e que depois foram adoptados e adaptados pela igreja católica romana?

Rafael Carvalho disse...

Fantástico sem dúvida!

Unknown disse...

oh Jota... trabalhinho, trabalhinho... vou ter de investigar isso... mas não me parece que estas igrejas sejam construídas em locais de outras religiões. Até porque nesta altura surgem novas formas de organização do culto cristão, com a reforma da igreja no século X. As imagens mitológicas creio que tem a ver mais com o imaginário medieval. Vou ver isso. Quem sabe um dos nossos leitores pudesse responder?

Unknown disse...

Rafael, ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...