Loading...

Castro do Monte Padrão III - Ocupação Medieval





A planta do mosteiro permite admitir tratar-se de um edifício de dimensão reduzida que acompanha longitudinalmente a igreja, desenvolvendo-se para Este, até ao limite da muralha, sobre a qual se encontra parcialmente implantado.



A igreja de São Salvador de Monte Córdova foi fundada durante o século IX. O Mosteiro anexo terá sido fundado por São Rosendo no ano de 934 ter-se-á extinto no século XIV, altura em que a igreja terá sido transladada. Da primeira construção apenas se identifica o cunhal da face Sudeste do edifício, cuja estrutura remanescente revela uma construção sólida, de alvenaria de granito, assente em rocha de base.

.
Os vários tipos de sepulcros identificados, entre eles sarcófagos, sepulturas de tampa única e sepulturas de caixa, revelam uma comunidade diferentes poderes de compra e diferentes estratos sociais.
O enterramento neste tipo de estrutura era feito com o corpo depositado apenas envolvido em sudário, geralmente deitado e coberto com terra, procurando manter a sua posição inicial.




A escavação do cemitério compreende até ao momento a intervenção de 76 sepulturas, antevendo uma extensa necrópole que se desenvolveu na face Este da Plataforma do sítio arqueológico.




Informação retirada das placas informativas encontradas in loco.
Veja ainda os artigos sobre a  Ocupação Pré-romana e Ocupação Romana.
Fotografia por AC

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...