Loading...

Cividade de Bagunte - visita guiada pelo Director do Museu

De entre o vasto leque de opções para comemorar o Dia Internacional de Monumentos e Sítios, por nós aqui divulgado, escolhemos uma visita à Cividade de Bagunte (Concelho de Vila do Conde).
No decorrer da nossa visita (cerca de hora e meia) pudemos ver cerca de 25 pessoas no local. Número positivo, creio, ajudado pelo belo dia de sol e calor que se fez sentir.

Reconstituição histórica vísivel na placa informativa do sítio.

Vista parcial da Domus 2

Este povoado terá tido cerca de 800 casas e onde terão vivido entre 2 a 4 mil pessoas. <<"Este povoado fortificado da Idade do Ferro, e posteriormente romanizado, ocuparia uma considerável área, com cerca de 325 metros de comprimento por 150 metros de largura. Possuía, pelo menos, cinco linhas de muralhas defensivas, no interior das quais foram detectadas estruturas habitacionais de planta predominantemente circular e rectangular, agrupadas em aparentes "quarteirões">>. aqui.


1ª linha de muralha, junto à acrópole.

Fomos muito bem recebidos e tivemos direito a visita guiada, pelo director do Museu Municipal de Vila do Conde, Dr. Paulo Costa Pinto, que nos transmitiu a importância daquele povoado e a sua dinâmica.


Infelizmente algumas das placas informativas encontravam-se vandalizadas, fruto talvez da dificuldade em fazer um projecto integrado, onde a sensibilização e divulgação chegue às pessoas; pois apesar de ser Monumento Nacional desde 1910, é propriedade privada, o que lhe trás demasiadas limitações!
Dentro em breve irão ser retomadas as escavações arqueológicas e vai ser feito um levantamento exaustivo, onde serão georeferencia as todas as estruturas que se encontram visíveis.
Para saber mais sobre o sítio arqueológico pode ir aqui onde encontrará uma resenha histórica.

Veja + imagens da Cividade de Bagunte, clicando aqui.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...