Loading...

Ponte de Goimil - Que aconteceu?

Já lá vão uns meses desde que fui a este local, despertada pela postagem relativa à Ponte do Carro, anteriormente referida, com a ajuda do material disposto pelo nosso aGente de Património Paulo J. Mendes, do blogue Esta de Velho!


Fui atrás da Ponte do Carro, num domingo qualquer, depois de uma rápida consulta no google earth, mas foi tão rápida a consulta, que em vez da Ponte do Carro, foi com a Ponte de Goimil que fui dar.

"Numa paisagem aberta das margens do rio Leça, ergue-se a ponte medieval de D. Goimil, outrora pertencente à antiga via romana que ligava os rios Douro e Ave, a mesma que, durante o reinado D. Afonso III (1210-1279), em meados do século XIII, seria conhecida como via veteris (Estrada Velha)." Diz-nos o IGESPAR.
Faz parte do Caminho de Santiago, seguindo a sestrada sempre em direcção ao Porto, iríamos dar à entrada mais antiga, pela Prelada, passando ao Carvalhido e em direcção ao centro.


Classificada de Imóvel de Interesse Público desde 1973, não se entende o seu estado (ou não se deveria entender). Tem uma caixa de esgoto a deitar para o Rio Leça, já demais massacrado pela poluição, mesmo a seu lado. Tal obra parece recente e não parece que tal fosse feita por um qualquer particular.


Encontra-se muito degradada, com piso recentemente arrancado, sem se entender para quê. Por um lado parece interessante a ideia de lhe arrancar o alcatrão, uma vez que para nada serve, pois já não é usada por carros.
E a calçada original é bem bonita!

Mas fazê-lo apenas em menos de metade, deixando todo o lixo, para acrescentar à degradação no seu redor? E será que tal acção teve as devidas medidas de protecção? Se não para que serve ser classificada? Para que serve ser do interesse público, se num dia qualquer, numa acção irreflectida (ou não!) pode assim ser tratada impunemente?
Só apetece suspirar, porque isto é mal geral, infelizmente...

2 comentários:

Gastão de Brito e Silva disse...

O meu velho pai chamava a esses tipos de "Ignatres"...eram os ignorantes e atrevidos...também conhecidos como tugas...

Unknown disse...

Ignatres! ora aí está uma bela amalgama que explica muito bem ;) Soa muito bem! Cumprimentos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...