Loading...

Terras da Costa da Caparica

São Hortas que trazem emprego e trabalho a familias inteiras e saúde a todos nós, pelo uso de frescos, que crescem no mesmo meio ambiente de quem os consome.
Numa conjectura em que se fala cada vez mais de consumir produtos a nível local, excelente medida que permite a diminuição a pegada ecológica na produção de bens primários.
Numa altura em que se fala de consumir o que é nosso e valorizar aquilo que temos, etc etc etc... Infelizmente coisas como estas, continuam a ser o prato do dia, e mais não digo!


Não deixe de assinar esta petição!

"As Terras da Costa da Caparica - desde a Ponta da Trafaria até ao Pinhal do Rei - constituem uma faixa cultivada de mais de 200 hectares que abastece de produtos frescos todo o concelho de Almada, e mesmo o de Lisboa, tendo a maior produção de produtos hortícolas por unidade de superfície da Europa.

A proximidade do oceano e a falésia do lado nascente facilitam regularidade do clima e o lençol freático de água potável a menos de um metro de profundidade proporciona uma abundante produção.

Desde o tempo do Marquês de Pombal que as Terras da Costa foram cultivadas por uma população laboriosa que se deslocou de vários pontos do país. Por volta de 1830, a ocupação foi legalizada mediante arrendamentos. As dezenas de agricultores rendeiros actuais são bisnetos e trinetos dos rendeiros originais a que se juntaram outros, e continuam a cultivar as terras.

A Câmara Municipal de Almada pretende expropriar esses terrenos por uma soma irrisória a fim de implementar um projecto Pólis de habitação social, com edifícios de 6 a 7 pisos com frente para a praia da Caparica, mas que tem vindo a ser denunciado como fachada para condomínios de luxo. "
 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...