Loading...

Aljubarrota Medieval 2011





"A data histórica, 14 de Agosto, que marca a vitória das tropas portuguesas comandadas por D. João I de Portugal e o seu condestável D. Nuno Álvares Pereira, sobre o exército castelhano de D. Juan I de Castela, que se deu no campo de S. Jorge, entre as localidades de Leiria e Alcobaça, é festejada na Vila de Aljubarrota com a realização da Feira Medieval.

As ruas estreitas, que caracterizam Aljubarrota, vestem-se a rigor para recordar os tempos medievais. Anualmente, no mês de Agosto, a Feira Medieval leva à Vila, milhares de pessoas, vindas de todo o País.

A calçada tradicional transforma-se na passadeira vermelha por onde desfilam princesas, nobres, guerreiros, frades, mas também os camponeses, representantes do povo. O som dos tambores e das gaitas-de-foles ouvem-se ao longe, a acompanhar, os malabaristas e jograis que vão animando o recinto.

O ambiente do Século XIV é retratado em cada recanto e até os sinais de trânsito são tapados serapilheira. Nas tabernas, os fardos de palha servem de mesa e de banco, as canecas de barro são os apetrechos por onde se mata a sede. Nas bancas de madeira não faltam os doces tradicionais, as frutas, as túnicas, a cerâmica, os artigos de pele, os escudos de madeira e as grinaldas.

Durante os dias do certame, integrado nas comemorações dos 622 anos da Batalha de Aljubarrota, pode assistir-se à demonstração das tácticas de combate utilizadas na batalha e um acampamento militar."

Notícia e cartaz, daqui.


Janela manuelina na rua Direita de Aljubarrota

Reportagem e imagens da Feira, clicando aqui.

Foto por AC

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...