Loading...

Arqueologia do Norte Alentejano





Aqui vai mais um livro do mês, que surge a propósito da postagem anterior, onde é referido este livro, recentemente publicado.

No seguimento das 3ªs Jornadas de Arqueologia do Norte Alentejano, foram apresentados variadíssimos resultados de investigação arqueológica. Estão agora vertidos em livro.
Podemos encontrar várias abordagens ao património arqueológico. Referindo apenas alguns, temos Geoarqueologia, Megalitismo, gravuras e pinturas rupestres, ânforas romanas, projectos museológicos e de valorização e recuperação, balanços de trabalhos de escavação entre muitos outros.
Tem a coordenação de André Carneiro, Jorge de Oliveira, Leonor Rocha e Paula Morgado, em colaboração com a Câmara Municipal de Fronteira, das Edições Colibri.

Sinopse:
A presente edição das actas constitui de certo modo um marco histórico, pois nunca foi realizado um balanço tão completo e exaustivo da arqueologia deste distrito (Portalegre). Quase todos os concelhos estão representados com comunicações e/ou posters, e em alguns casos temos textos de interesse supra-concelhio, ou mesmo de alcance nacional. Permite conhecer as dinâmicas da investigação científica e os projectos de divulgação mais genérica. (…)
O património arqueológico do distrito de Portalegre é reconhecidamente um dos valores de maior interesse e potencial desta região. As suas potencialidades turísticas, pedagógicas, ambientais, científicas e económicas têm sido subaproveitadas. (…)

Pode adquiri-lo, e saber mais pormenores, aqui

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...