Loading...

Ponte Portucalense

A Ponte Portucalense também é conhecida como Ponte do Candal.
"Encontra-se a cerca de 10 quilómetros de Aguiar da Beira, a algumas centenas de metros da Estrada Municipal que se dirige para as Caldas da Cavaca, onde faz a travessia da ribeira de Coja.


Duplo arco de volta perfeita

Ponte de cantaria de granito com aparelho muito regular, tem dois arcos de volta perfeita, com aduelas largas, possuindo um pequeno talhamar no pegão central.

Vista lateral

O seu tabuleiro tem três planos, sendo o central plano e os dois laterais, de acesso, ligeiramente rampeados. Actualmente não possui guardas e é pavimentada em lajeado de granito. Quanto a dimensões, tem cerca de 25m de comprimentos por 3,20m de largura.

Tabuleiro

Este interessante bem desenhado e construído imóvel situar-se-á num dos ramais da via romana que ia de Viseu a Mérida, atribuindo-se-lhe a sua construção a esse período, mas sem grandes certezas cronológicas. Terá sido reutilizada após a reconquista encontra-se integrada num caminho rural de uma área florestal."




 Classificado como Imóvel de Interesse Público, pelo Decreto n.º 1/86, DR n.º 2, de 03-01-1986 

Texto retirado de IGESPAR, Pesquisa de Património Online
Fotos por AC




Este local, como se pode ver pelas imagens, merece ainda visita pela sua envolvente natural, de peculiar beleza Beirã. 
Povoado pelo granito, pelo som fresco da ribeira do Coja, ainda despoluída e pela rica biodiversidade também faunística. 

Aproveite e faça uma visita à estância termal de Caldas da Cavaca, novamente em funcionamento.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...