Loading...

Mais 1 Colóquio Sobre Património Imaterial

"Museus e Património Imaterial
agentes, fronteiras, identidades (Ciclo de Colóquios)Museus Globais: Colecções Etnográficas e Multiculturalidade
Museu Nacional de Etnologia – 28 Novembro 2008

O Colóquio de encerramento do Ciclo “Museus e Património Imaterial” será integralmente dedicado à importância que os museus etnográficos assumem no mundo contemporâneo, nomeadamente no contexto das sociedades multiculturais, bem como aos desafios e às oportunidades que hoje constitui a documentação e a divulgação do património imaterial em contexto museológico.
O Colóquio terá lugar em Lisboa no Museu Nacional de Etnologia, fundado em 1965 num contexto de absoluta vanguarda científica, e de que veio a resultar a instituição de um novo paradigma no âmbito dos museus etnográficos em Portugal. Conjuntamente com o Museu Nacional de Etnologia, três outros grandes museus etnográficos de âmbito internacional apresentarão as suas estratégias relativas à documentação e a divulgação do património imaterial em contexto museológico: o Canadian Museum of Civilization (Québec), o Musée d’Ethnographie de Genève e o Etnologisches Museum (Berlim).
A importância das colecções etnográficas no fortalecimento das relações entre os museus e as comunidades em que se inserem, a par da constituição de arquivos do património imaterial como base para o diálogo intercultural, constituem assim os temas principais do Colóquio, realizado no âmbito do Ano Europeu do Diálogo Intercultural e, também, no ano que o ICOM dedica aos tema Museus como agentes de mudança e desenvolvimento social. "


Instituto dos Museus e da Conservação
Departamento de Património Imaterial

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...