Loading...

Avelal Pré-histórico




Foi com muito gosto que passei uma tarde adoravél com 2 irmãs, professoras reformadas que me abriram a porta para as suas recordações. Tinham consigo guardadas as aventuras passadas atrás das pedras que encontraram. Muito Obrigada!


Daí surgiram 2 descobertas interessantes para a Arqueologia da Freguesia do Avelal, concelho de Sátão. Um machado de pedra polida e um movente de mó de vai e vem.

O machado é muito provavelmente pré-histórico e encontrou-se a numa zona planáltica com especial destaque para a paisagem que se estende até às serranias discretas a Sul. É uma zona a meio caminho, com acesso fácil, entre 2 grandes núcleos de assentamento romano (?) e das necropoles medievais (Eirô, Eira e Chãozinho, no Avelal - Cerca ou Penedo dos Mouros, Vale de Abelhas e Ourigos, em Decermilo).

No Avelal já não há grande lembrança de uma antiga Anta (?), já referênciada, (sem grandes demoras, infelizmente) onde se terão encontrados outros machados, porém teria sido destruída. Há curiosamente uma vaga memória de haver uns esteios ao alto não muito longe de Sepulturas Rupestres (Eirô). É preciso mais consulta.
As grandes Orcas já não se devem encontrar inéditas, é pouco provável que tenham escapado a uns quantos arqueológos (ainda assim poucos); sem deixar de dar especial destaque a José Leite de Vasconcelos, é pouco provável que esses grandes tumulus ainda existam por conhecer. É necessário estar atenta a tumulus mais discretos, mamoas de idades mais recentes. Onde viviam? Onde estariam as comunidades do Calcolítico? E que novas necessidades lhes trouxeram os metais? Convido a imaginar a paisagem arqueológica a mutar, ainda que com grandes Hiatos e com a limitação própria do tipo de recolha de elementos.

4 comentários:

José Albuquerque disse...

Foi com enorme prazer que verifiquei que finalmente alguém está a fazer um levantamento arqueológico e uma procura de novos achados pré históricos, gostaria acima de tudo dar os meus parabéns.

Gostaria de vos mostrar mais alguns elementos que talvez ainda não tenham visto sobre o Avelal, se quiserem ver essas informações podem visitar o site da Junta de Freguesia de Avelal (www.jf-avelal.com), o qual tem para além de informação (texto), algumas imagens e vídeos. Esta informação foi cedida por mim (e Familia), pois ao longo dos anos temos vindo a fazer alguma recolha, sobre a arquiologia do Avelal (temos filmagens do ano de 1993, sobre monumentos no Avelal, trabalho elaborado na altura)

Este ano estamos a tentar fazer algum levantamento por forma a fazer uma exposição que irá estar patente ao público aquando das festas do Avelal (Em Setembro de 2009), por forma a dar a conhecer um pouco do Avelal, que foi no seu passado, gostariamos imenso de poder também contar com a vossa ajuda se assim fosse possível.

Com os melhores cumprimentos, e desejando um excelente trabalho, José Albuquerque

Email: jose_ed90@hotmail.com

Unknown disse...

Ana Carvalho
Não conhecia o teu blog, que visitei recentemente. Felicito-te pelo excelente trabalho na divulgação e inventariação do património arqueológico. Força para continuares, que o património cultural necessita de acções deste género.
Manuel Leitão

Unknown disse...

Olá Manuel, conhecemo-nos não? obrigada pelo comentário e volte sempre!!
Ana

Unknown disse...

Ana
Até hoje, ainda não tive o privilégio de te conhecer pessoalmente. Quem sabe se numa intervenção arqueológica, ou em alguma acção sobre património cultural nos venhamos a conhecer.
Manuel Leitão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...