Loading...

vêm aí as maias!



-"há giestas que dão flores diferentes, umas brancas, outras amarelas. estão aí a vir as maias?"
-"pois, mas o pior são as carraças! ainda hoje arranquei uma do couro cabeludo. as maias?!"

-"não sabe o que são as maias? são flores de giesta. aquelas flores amarelas? e o cheirinho?! por altura de inicios de maio, apanham-se as maias dos montes, colocam-se à frente da porta de casa. servem para afastar as carraças de entrarem em casa."
-"entao metemos giestas às portas para enganar as carraças?!"


a explicação da paisagem natural existiu de maneiras diversas e existe de maneiras diversas; explicá-la é uma forma de a tornar humana, de a desvendar.
isso consegue-se através de rituais, de gestos. através de encenações, o homem recria, organiza, manipula e humaniza a paisagem, tornando-a sagrada.

no mundo rural esse intimismo ainda existe, muitas vezes mesclado e reeditado. essa mescla e reedição é património imaterial e denuncia diversas formas de explicação do mundo, e formas de vivência nele, em tempo e espaço distinto. é o reflexo da paisagem na diversidade cultural.
quando se perde esse intimismo, e neste caso em particular, as giestas deixam de ser colhidas para servirem de cama aos animais, o adubo que vai à terra é quimico e artificial e perde-se o sabor ancestral, certamente esgotando os solos de forma mais expedita; já não se fazem vassouras para limpar o fogão de lenha, nem se deita o lume ao enchido e etc;
e assim vão ficando as maias, abandonadas no monte, para um dia alimentarem a gula dos incêndios...

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...