Loading...

Centum Cellas

3 comentários
<< "As ruínas da Torre de Centum Cellas, também conhecida por "Torre de São Cornélio", situam-se numa área particularmente fértil e próxima da confluência da Ribeira de Gaia com o Rio Zêzere, cujos aluviões metalíferos sabemos terem sido explorados desde épocas bastante recuadas." (...)


"O monumento, em si, apresenta-se como um dos mais emblemáticos, mas ao mesmo tempo dos mais enigmáticos de todos quantos existem na Beira Interior e se atribuem à presença romana no nosso território.

Na verdade, foram elaboradas ao longo do tempo as mais diversas teorias respeitantes à sua real funcionalidade primitiva. Assim, desde templo, a prisão, passando por um praetorium (núcleo de um acampamento romano), a um mansio (estação de muda), mutatio (albergaria para descanso dos viajantes), uilla romana, para além de muitas outras, tudo parece ter sido contemplado e proposto." (...)




"Todavia, as escavações realizadas pelo IPPAR, entre 1993 e 1998, demonstraram que o edifício da Torre não se encontrava isolado, antes, sim, inserido num conjunto estrutural mais amplo e complexo, que incluía diversos compartimentos, de entre os quais sobressaiam salas, corredores, escadarias, caves e pátios." (...)


"... a Torre revela-se a parte central e melhor conservada daquela que terá constituído a uilla de Lucius Caecilius, um abastado cidadão romano, negociante de estanho, que, em meados do século I d. C. mandou edificar a sua residência nesta zona, sob direcção de um arquitecto, o qual, ao que tudo parece indicar, conheceria com profundidade as técnicas construtivas ditadas por Vitrúvio." (...)


"Datando a sua construção inicial do século I d. C., este edifício foi parcialmente incendiado e destruído em finais do século III, altura em que foi alvo de algumas alterações, designadamente ao nível da disposição dos vários elementos que o compunham na origem." (...)




"De entre este conjunto de remodelações, realçamos a presença de uma sala com abside e larário, para cuja edificação foram reaproveitados materiais pertencentes às estruturas preexistentes. Entretanto, datará da Alta Idade Média a construção de uma capela dedicada a São Cornélio sobre as ruínas da própria uilla, reempregando, para o efeito, e uma vez mais, parte dos seus materiais constitutivos. Esta capela viria, no entanto, a desaparecer já em pleno século XVIII." (...)


"A área intervencionada até ao momento contempla somente uma pequena parcela da pars urbana da uilla, que foi parcialmente danificada pela construção da estrada municipal que conduz ao Colmeal da Torre, passando a Norte de Centum Cellas .


Quanto às termas e à pars rustica, as suas zonas ainda não foram objecto de escavação, existindo a forte possibilidade de se encontrarem irremediavelmente perdidas para a investigação, ao terem sido destruídas pela plantação de vinhas, bem como pela construção de habitações recentes.

Presentemente, e a par das próprias escavações arqueológicas, o IPPAR procede a obras de restauro neste monumento." >>






Fotografia por AC

Já dizia a minha avó

0 comentários


"Filho és,
Pai serás!
Assim como fizeres,
Logo acharás!"

Programa Geral das Jornadas Europeias do Património 2009 e o exemplo do Ecomuseu de Rates

0 comentários
Nos próximos dias 25, 26 e 27 de Setembro celebram-se, em Portugal, as Jornadas Europeias do Património, este ano sob o tema VI®VER o PATRIMÓNIO, promovidas pelo IGESPAR.
Podemos consultar o programa, num índice de localidades, que aceitaram o convite, de Norte a Sul do país.


O que são as Jornadas Europeias do Património?


"A ideia base da iniciativa é promover o acesso aos monumentos e sítios, convidando à participação activa na descoberta de uma herança cultural comum, implicando o envolvimento dos cidadãos europeus com o património cultural. Os objectivos principais são reforçar os sentimentos de identidade cultural, de memória colectiva e de afirmação de um património comum cuja riqueza reside na sua diversidade. As Jornadas Europeias do Património representam, por isso, uma celebração da solidariedade internacional, do diálogo e da diversidade culturais, constituindo momentos de reapropriação dos vestígios culturais do passado."



Deixo-vos um exemplo retirado do programa, congratulando a Povoa de Varzim, por propor actividades que muito promovem a diversidade do património cultural (estação arqueológica, igreja românica, paisagem rural, moinhos de água e vento, caminho de peregrinação a Santiago de Compostela, cultura do linho, pão e vinho) , e que são pautadas pela aproximação com o património natural e a biodiversidade.






Convido-vos a procurar o programa da localidade, de A a Z, que melhor vos aprouver aqui.



Aproveito o ensejo para dar a conhecer o portal do IGESPAR, que já se encontra em funcionamento.

Um dia em Familia

0 comentários

Damos especial destaque para o reavivar de tradições e costumes, a ter lugar no evento:
« DESFOLHAR E RESPIGAR
Entre histórias e cantares ao desafio, noite após noite, realizava-se o "descascar" ou desfolhada das
maçarocas do milho. Novos e velhos, rapazes e raparigas, todos se juntavam à luz bruxeleante da candeia.
Num alegre e saudável convívio vamos fazer a desfolhada e separar as espigas, das barbas de milho e do
folhelho e, já agora, saber para o que servem! Milho-rei, milho-rei!»
e ainda

«Grupo de Danças e Cantares do Minho do Orfeão Universitário do Porto
No Minho as gentes e a terra confundem-se numa harmonia profunda. A vida é dura mas alegremente vivida.
A voz aguda e fresca da cantadeira acompanha com a mesma vivacidade quer os camponeses nos seus
trabalhos agrícolas, quer os dançadores nas festas populares, muito numerosas nesta região.
Os "Viras", as "Chulas", os "Malhões" são as principais danças do Minho, onde os movimentos são sacudidos
mas ligeiros e os passos rápidos mas nunca apressados.»
e muito mais...
Veja o programa completo aqui.

Jornadas Europeias do Património 09- Sátão

0 comentários
Numa iniciativa conjunta entre o Departamento de Bens Culturais da Diocese de Viseu e a Câmara Municipal de Sátão, aqui está o programa para as Jornadas Europeias do Património 2009 (uma inciativa anual promovida pelo IGESPAR - Coordenador nacional).


culturaonline.pt

0 comentários

<<"Lançado novo portal da cultura, inovador e interactivo"
08.09.2009 - 18h03 PÚBLICO, Simão Martins
Foi lançado um novo portal de cultura online, o culturaonline.pt. O site apresenta-se como “um conceito inovador no panorama nacional”, uma rede social participada pelo Ministério da Cultura. Em comunicado, o ministério afirma que se trata de uma “lógica de revelação inovadora e interactiva que potencie, de forma efectiva, a adesão e a vivência da cultura por uma comunidade vasta e coesa”. Este novo portal de cultura, que representou um investimento de 700 mil euros, “pretende assumir-se como motor para a mudança de paradigma da divulgação cultural em Portugal”. Entre os objectivos, destacam-se o da promoção de visita aos espaços e infra-estruturas culturais, através de conteúdos digitais tridimensionais com divulgação on-line gratuita (...)>>
Leia a Notícia Publico online, na totalidade, aqui


Dispõe de serviço educativo e dedica-se, entre outros, à divulgação do património português no mundo, da língua e tradições e um inovador espaço para as crianças comentarem e participarem em jogos e enviarem desenhos, por exemplo.

Tem um arquivo virtual de exposições. De futuro será possível pesquisar por áreas de interesse (Arqueologia, História Natural, Paleontologia, Património Industrial, Cerâmica, Etnografia, Fotografia entre muitos outros) e planear uma visita em casa.

O site é (ainda?) um pouco lento. Encontramos uma base de dados onde são ainda ínfimos os registos entrados. Nos conteúdos podiam apostar mais em imagem, o texto é muito extenso, técnico e difícil de ler.
No entanto é possível ficar a saber mais de muitos museus e monumentos, inclusive fazer visita virtual em 3 dimensões.



Na imagem anterior, mosteiro de Santa Clara-a-Velha e na seguinte Museu Grão Vasco




Fica a promessa de actualização em permanência e a possibilidade de ser a comunidade a construir e promover este espaço.

"Este paradigma comunicacional, inédito no panorama cultural português, assenta na partilha de recursos e experiências entre utilizadores do portal, os quais para além de beneficiarem de uma aplicação que se adapta especificamente ao seu perfil, podem contribuir para a disponibilização de rotas e roteiros culturais, sugestões de visitas e comentários a actividades."

Mais em http://www.culturaonline.pt/

Vamos limpar Portugal

0 comentários
Um aplauso à iniciativa.
Mais informação aqui

Não foram poucas as vezes que andei pelo monte, nas minhas arqueologias (e não só), e deparei com lixo pelas matas. É repelente deparar com figoríficos enferrujados, baldes de tinta e colchões (etc).

É repelente pensar nesse género de acção humana, nesse género de "ocupação" humana de um espaço.
Quando era miuda isso era normalidade, isso era cultura (ainda hoje o é) ao estilo "Longe da vista, longe do coração!".

Está em mudança?
Óptimo! mas se nos esqueçamos que esta cultura existiu e não deu grandes resultados, como está à vista...


O que foi feito na Estónia. Veja o video:

Uma visita ao Castelo de Linhares da Beira

1 comentários

"Desconhece-se tudo a respeito da primitiva configuração da fortificação nessa altura. É de presumir que se adaptasse ao protótipo de castelo românico, com torre de menagem isolada no interior do recinto fortificado e cerca implantada de acordo com as curvas de nível, mas nada podemos dizer acerca do castelo."(...)




"O conjunto que chegou até hoje data do reinado de D. Dinis, monarca que doou a vila a seu filho, Fernão Sanches, e é uma das mais importantes fortalezas góticas da Beira Alta Interior. Embora obedecendo à exigente topografia do terreno, e integrando numerosos afloramentos rochosos, é um característico castelo gótico, com torre de menagem associada à cerca, respondendo à noção de defesa activa que caracteriza aquele período da história militar ocidental."
(...)


"A torre do relógio, igualmente de planta rectangular e a que mais sobressai, pelo acentuado declive do terreno que a circunda. No interior, está atestada a existência de duas cisternas quadrangulares na alcáçova e restos do que se pensa ter sido o palácio dos alcaides." (...)





"Nas Inquirições de 1258, menciona-se que os moradores de Sátão eram obrigados a prestar o serviço de anúduva (ajudar à reparação de estruturas militares) na Guarda e em Linhares, constituindo este dado uma prova da importância estratégica deste último castelo no quadro defensivo do reino." (...)


"O acesso ao interior do circuito fazia-se por três portas, duas das quais dando para o segundo recinto e a terceira, a porta da traição, aberta na secção ocidental da alcáçova. " (...)




"Os mais efectivos trabalhos de restauro tiveram lugar nas décadas de 40 e de 50 da última centúria. Sem acompanhamento arqueológico adequado, removeram-se terras do interior e reconstruíram-se panos de muralha, entre os quais toda a cerca Norte do recinto inferior. "(...)



"Mais recentemente, renovaram-se as escadarias metálicas, protegeu-se a parte interna do adarve com guardas e renovou-se a organização interna das torres."




Última imagem: Desenho de Mestre Braga da Costa aqui.
Reportagem fotográfica por AC
Texto em Castelo de Linhares - Pesquisa de Patrimonio online

A Linha do Tua - Há coisas que não se entendem, ou entendem?

0 comentários

Notícia de 30 de Julho na SIC.
Numa conjuntura em que se fala da profunda desertificação de regiões de interior. Numa conjuntura em que se aplaude o uso dos transportes públicos, como forma de reduzir o número de carros, a quantidade de CO2 e por aí fora... De facto isto não se entende.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...