Loading...

o Alambor de Tomar

A petição diz tudo e infelizmente é isto que se passa, por Tomar, junto ao Convento de Cristo.

As notícias são controversas... porém basta uma pequena pesquisa para aceder a várias imagens que circulam pela internet e que retratam de forma inegável a sua parcial destruição. (ver por exemplo, aqui)

Não se entende como se chega a isto, num local que foi classificado pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade!


"No seguimento das obras de arranjo urbanístico levadas a cabo pela Câmara Municipal de Tomar da envolvente norte do Conjunto Imemorial de Tomar - Património da Humanidade -, foi destruído o alambor primitivo norte do Séc. XII do Castelo Templário de Tomar; um marco único a nível mundial da arquitectura militar medieval do Séc. XII.
As suas pedras, com quase 900 anos, foram retiradas e transportadas para um terreno baldio por trás do Convento de Cristo, onde se encontram abandonadas e desprotegidas, passíveis de serem facilmente furtadas.
Foi ainda iniciada, neste momento, a construção de uma parede de betão de 5m.

Os cidadãos a seguir assinados e identificados, vêm por este meio, requerer a Vossas Excelências a reformulação do mesmo, reintegradas as pedras retiradas, de acordo com as melhores práticas de restauro e conservação da arquitectura militar medieval do Séc. XII, com especial cuidado para a sua singularidade.
Garantindo a sua recuperação, manutenção e sustentabilidade a longo prazo"

Ler petição na integrar e assinar, clicando aqui

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...